quinta-feira, 15 de março de 2012

Por que Jesus foi batizado se não tinha pecado?


Por que Jesus foi batizado se não tinha pecado?

      O batismo de João era batismo de arrependimento. Jesus veio de Nazaré da Galiléia, a cidade rejeitada pelos judeus. Ele não vem da Judéia nem da aristocracia religiosa de Jerusalém.  Agora surge a pergunta: Por que Jesus foi batizado se não tinha pecado?  Ele foi batizado por causa da natureza do seu ministério, porque identificou-se conosco e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós (Is 53.6).

      O erudito do NT Dr. William Barclay diz que o batismo de Jesus nos ensina quatro verdades importantes, que mostraremos a seguir:

      Primeira, o batismo de Jesus foi o momento da decisão.

      Durante trinta anos, Jesus viveu como carpinteiro na cidade de Nazaré. Desde a infância, entretanto, tinha consciência da sua missão. Aos doze anos, já alertava José e Maria acerca da sua missão. Contudo, agora era tempo de agir e iniciar o seu ministério. Seu batismo foi o selo dessa decisão.

      Segunda, o batismo de Jesus foi o momento da identificação.

      Jesus veio ao mundo como nosso representante e fiador. Ele se fez carne e habitou entre nós. Ele se fez pecado e maldição por nós (2Co 5.19-21). Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e carregou sobre o seu corpo, no madeiro, os nossos pecados (1 Pe 2.24). Ele não foi batizado por pecados pessoais, mas pelos nossos pecados imputados a ele. Jesus foi batizado a fim de expressar sua identificação com o povo.

      Terceira, o batismo de Jesus foi o momento da aprovação.

      Quando Jesus saiu da água, o céu se abriu, o Pai falou e o Espírito Santo desceu. Ali estava a Trindade referendando seu ministério. O Pai afirmava sua filiação e declara que em Jesus e na sua obra Ele tem todo o seu prazer. A pomba deu sinal do término do julgamento após o dilúvio na época de Noé. A pomba agora dá o sinal da vinda do Espírito Santo sobre Jesus, abrindo-nos o portal da graça.

      Quarto, o batismo de Jesus foi o momento da capacitação.

      Nesse momento o Espírito Santo desceu sobre Ele. Ele foi cheio do Espírito Santo. Jesus como homem precisou ser revestido com o poder do Espírito Santo. Ele foi batizado com esse poder no Jordão. Ele foi guiado pelo Espírito ao deserto. Ele retornou à galiléia no poder do Espírito Santo. Ele agiu no poder do Espírito Santo na sinagoga. Ele foi ungido pelo Espírito para fazer o bem e curar todos os oprimidos do diabo (At 10.38).

     

2 comentários:

  1. Que toda honra e toda gloria seja da dáda ao nosso Senhor Jesus,concordo com a mensagem acima sobre a decida do Espirito Santo de Deus sobre Jesus durante seu batismo,e tambem sua interpretação relacionada julgamento final e sentencia, apos o diluviu, que só salvaro Noé e sua familia,quando o pombo troche niticias que todos tripolante da arca estava salvo, porque a arca ja estava em terra firme,e depois suas afirmações,sobre a decida novamente do pombo representando o Espirito Santo sobre Jesus, abrindo a porta da graça para salvação da umanidade, por Jesus.Pr. Harley Roberto Dias da Silva

    ResponderExcluir
  2. O melhor de tudo, foi quando Jesus estava crucificado na cruz no meio de dois ladrões,no momento que o ladrão das direita recebeu o toque do Espirito Santo de Deus para seu arrependimento,Dimas cujo o homen que já estava pagando sua sentensia na cruz,veio sobre êle o arrependimento de seus pecados,em seguida virou para o Senhor Jesus em momentos de agonias tanto Jesus como Dimas,Jesus ouvil quando aquele homen se arrependeu de todos os seus pecados, e suplicou a jesus, Senhor lembra-se de mim quando estiver no teu reino, Jesus com seu rosto cheio de poeiras misturado com sangue em coágulo,rosto deformado,maumente podendo abrir seus ólhos,abriu sua vóz e dice na verdade, na verdade te tigo hoge mesmo estarar com migo no meu Paraiso. a quele homen teve condição de ser batisado? não,porque? porque Jesus já tinha feito maldito na cruz por mim e por êle,Jesus tinha sido batisado no jordão por êle e por todos aquêles que passáram pela mesma tragetoria de Dimas, não avendo jamais condiçao de ir ao rio jordão para ser batisado,mas Dimas foi batisado pelo batismo de fogo que consome e fumina todos os pecados do homem.Na água são sepultado nossos pecados, e no fôgo são queimados, todos os pecados e fuminada todas nossas inicuidades.Pele Graça sois salvos cre somente ém Jesus êle é o nosso Salvador. Pr. Harley Roberto Dias da Silva. Fon. 7799935442.

    ResponderExcluir

Esse selinho é para você,